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sábado, 3 de agosto de 2013
CINEMA
MARIO MONICELLI:
SUICIDOU-SE, RINDO DA PRÓPRIA VIDA.
A genialidade de Monicelli foi fazer a plateia rir da própria miséria.
Ele disse em 1999: " A comédia italiana é um tipo muito específico de comédia. Ela gira em torno de argumentos e temas dramáticos. As histórias são trágicas, mas o ponto de vista é cômico e humorístico. Os italianos enxergam a realidade e a vida dessa forma. As histórias que fazem rir se originam sempre da pobreza, da fome, da miséria, da velhice, da doença e da morte. São temas que fqazem os italianos rir."
(O que Monicelli esqueceu de dizer é que não são só os italianos que assim se comportam).
Ele pertenceu a uma geração de gênios que fizeram o cinema italiano uma referência estética do século XX.
O cineasta criou seu próprio tipo,sua marca registrada: melodrama das pessoas simples, na luta diária pela sobrevivência, usando para tanto quaisquer artifícios e subterfúgios à disposição, sejam eles dignos ou imorais,legais ou inconfessáveis.
Longe do deslumbramento onírico de Fellini, dos cortes agudos de Visconti na decadência da aristocracia; muito além do experimentalismo de Antonioni, e da provocação explícita de Passolini, o cinema de Monicelli nos faz rir de nossa própria miséria.
Mario Monicelli seguiu à risca sua receita cômica até o último ato, quando aos 95 anos, doente terminal de câncer de próstata, jogou-se do quinto andar de um hospital romano. Era 29 de novembro de 2010. Foi um vôo à liberdade, como nos fez ver em seus 60 filmes e mais de 70 roteiros: trágico,cômico e humorístico.
icelli seguiu à risca sua receita cômica até o último ato. Foi um desfecho trágico e corajoso, digno do maior Autor de comédias do cinema italiano. "Na comédia italiana, o final é sempre ruim", ele costumava dizer.
Longe do deslumbramento onírico de Fellini, dos cortes agudos de Visconti na decadência da aristocracia; muito além do experimentalismo de Antonioni, e da provocação explícita de Passolini, o cinema de Monicelli nos faz rir de nossa própria miséria.
O cinema ficou órfão e empobrecido.
MARIO MONICELLI PERTENCIA A UMA GERAÇÃO DE GÊNIOS
QUE FEZ DO CINEMA ITALIANO UMA REFERÊNCIA DO SÉCULO XX.
O cineasta aprendeu a fazer comédia dirigindo filmes do humorista Totó nos anos 1950. Quando dominou o gênero para o voo solo. Seu primeiro sucesso, "Os eternos desconhecidos" (1958) com Vittorio Gassman, Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni, Totó, é a história de cinco aparvalhados metidos numa tentativa desastrada de assalto.
Em 1959, conquistou o Leão de Ouro do Festival de Veneza com A Grande Guerra, sobre dois jovens, Gassman e Alberto Sordi, que fazem de tudo para escapar do serviço militar na Primeira Guerra Mundial.
Seguiram-se outros sucessos como Os Companheiros(1963) e Casanova 70 (1965), ambos com Marcello Mastroainni. O reconhecimento mundial veio em 1966 com "O incrível exército de Brancaleone" ,
a saga hilária de um cavaleiro medieval de araque (Gassman) numa versão bufa de Dom Quixote. "Meus caros amigos" é ainda considerado o filme mais engraçado de todos os tempos; tudo gira em torno de um grupo de amigos (Ugo Tognazzi, Philippe Noiret, Adolfo Celi) que vivem para se divertir; são senhores sérios, engravatados e grisalhos que invadem festas, vão a velórios falar mal do defunto desconhecido, ou vão a concertos de vozes com canções desafinadas e de mau-gosto, e estapeiam passageiros nas estações nos trens iniciando suas partidas.
Monicelli fez parte de um cinema de realidade e de sonhos, em contracomposição à grandioloqência moralista hollywoodiana. Era um cinema que ficará na saudade dos espectadores que aguardavam ansiosos a estreia de alguma nova obra-prima -- foram tantas!
A Itália de hoje, dominada pelo espectro de Silvio Berlusconi & Cia. , é o retrato da decadência. Culturamente, é uma sombra do passado. Não é a pátria que Monicelli amou. Quando ele pôs fim à própria comédia humana, restou um final triste. Um cinema mais que imperfeito. Depois de Fellini, de Pasolini, de Rosellini, De Sica, Antonioni, e principalmente dele, o cinema italiano é uma lamentável insignificância.
FILMOGRAFIA.
Mario Monicelli realizou 54 filmes e 9 documentários.
Abaixo, nossa modesta desmonstração:
• Mim della do ragazzi através de Paal, com Alberto Mondadori (1935)
• D'estate de Pioggia (1937)
• Casas do cerca de Totò (com Steno, 1949)
• Celebrità do la do diavolo do Al (1949, com Steno)
• Cani de Vita a Dinamarca (com Steno, 1950)
• Cavaliere do IL do arrivato de È! (com Steno, 1950)
• Ladri de Guardie e (com Steno, 1951)
• Totò e mim com referência aos di Roma (com Steno, 1952)
• Totò e le donne (Toto e mulheres, 1952, com Steno)
• Le infedeli, com Steno (1953)
• Proibito (1954)
• Ritmos do nostri do dei do eroe do Un (1955)
• Totò e Carolina (1955)
• Donatella (1956)
• Stregone do lo do medico e do IL (1957)
• Figli de Padri e (1957)
• Mim ignoti do soliti (grande coisa em Madonna Rua, 1958)
• A grande Guerra (1959)
• Risate di gioia (1960)
• Boccaccio '70 (1962 - segmento “Renzo e Luciana”)
• Mim compagni (organizador, 1963)
• Infedeltà de Alta (Infidelidade elevada, 1964, com Luciano Salce, Elio Petri e Franco Rossi)
• Casanova '70 (1965)
• Le destino (1966 -, com Mauro Bolognini, Antonio Pietrangeli e Luciano Salce)
• L'armata Brancaleone (para Amor e Ouro, 1966)
• A mulher e a pistola (1968)
• All'italiana do capricho (capricho Estilo italiano, 1968, com Mauro Bolognini, Steno, Pino Zac, cais Paolo Pasolini e Franco Rossi)
• Toh, nonna do la do morta do è! (1969)
• Alle Crociate de Brancaleone (Brancaleone nas cruzadas, 1970)
• Le coppie (1971, com Alberto Sordi e Vittorio De Sica)
• Mortadella do La (1971)
• Vogliamo mim colonnelli (1973)
• Popolare de Romanzo (1974)
• Miei de Amici (1975)
• Caro Michele (1976)
• Signori dos Signore e, buonanotte (1976, com Luigi Comencini, Nanni Loy, Luigi Magni e Ettore Scola)
• Flautim de flautim borghese do Un (1977)
• Viva Italia! (1977, com Risi de Dino e Ettore Scola)
• Engodo Anita de Viaggio (1979)
• Temporale Rosado (1979)
• D'albergo da câmera (1981)
• IL del marchese Grillo (1981)
• Atto II do miei de Amici (1982)
• Bertoldo, Bertoldino e Cacasenno (1984)
• Vite devido di Mattia Pascal do Le (1985)
• Femmina do sia do che de Speriamo (1986)
• Mim picari (1987)
• Malato do marito do ingenua e IL do moglie do La (1989)
• registi 12 por o città 12 (1989, documentável. Segmento “Verona”)
• Oscuro masculino do IL (1990)
• Rossini! Rossini! (1991)
• Serpenti de Parenti (1992)
• Amici do fottutissimi de Cari (1994)
• Paradiso de Facciamo (1995)
• Esercizi di stile (1996 - edile de Idillio do segmento)
• Topi di appartamento (1997, curto)
• Sporchi de Panni (1999)
• Magico do amico do Un: maestros Nino Rota do IL (1999, documentável)
• Vem o piove do fuori do quando (2000, a minissérie da tevê)
• È do mondo do altro do Un possibile (2001, documentáveis)
• Dalla Palestina de Lettere (2002, documentáveis)
• Domani do nostro de Firenze, IL (2003, documentáveis)
• Le del cor-de-rosa deserto (as rosas do deserto, 2006)
• Mim della do ragazzi através de Paal (1935)
• D'estate de Pioggia (1937)
• Diverte do si do granduchessa do La (1940)
• Brivido (1941)
• Móbil do è de donna do La (1942)
• Cortocircuito (1943)
• IL único di Montecassino (1945)
• Nera de Aquila (1946)
• Perduta de Gioventù (1947)
• La figlia del capitano (1947)
• Del do corriere do IL com referência a (1947)
• Follie por o l'opera (1948)
• Mim Miserabili (1948)
• Errante de L'ebreo (1948)
• Misterioso do cavaliere do IL (1948)
• Guerra do alla de Accidenti! (1948)
• Tradimento do IL (1949)
• Celebrità do la do diavolo do Al (1949)
• Casas do cerca de Totò (1949)
• Della Sila do lupo do IL (1949)
• Conte Ugolino do IL (1949)
• Cani de Vita a Dinamarca (1950)
• Soho Conspiração (1950)
• L'inafferrabile 12 (1950)
• Cavaliere do IL do arrivato de È! (1950)
• Brigante Musolino do IL (1950)
• Risposta de Botta e (1950)
• Sarda da vingança… (1951)
• Ladri de Guardie e (1951)
• Tizio, Caio, Sempronio (1951)
• Rovina do MI do che do l'amor de È (1951)
• Ngrato do núcleo '(1951)
• Tasse do alle de Accidenti!! (1951)
• Assassino do un do Amo (1951)
• Totò e mim com referência aos di Roma (1952)
• Totò e le donne (1952)
• Totò um colori (1952)
• Perdonami (1952)
• Poveri de Cinque no automóvel (1952)
• Gatti de Cani e (1952)
• Napoletano do Un turco (1953)
• Più comico spettacolo del mondo do IL (1953)
• Le infedeli (1953)
• Rusticana de Cavalleria (1953)
• Giuseppe Verdi (1953)
• Vinti de Guai ai (1954)
• Proibito (1954)
• Ritmos do nostri do dei do eroe do Un (1955)
• Totò e Carolina (1955)
• La donna più bella del mondo (1955)
• Donatella (1956)
• Stregone do lo do medico e do IL (1957)
• Figli de Padri e (1957)
• Mim ignoti do soliti (1958)
• A grande Guerra (1959)
• Risate di gioia (1960)
• Um tigre do della do cavallo (1961)
• Boccaccio '70 (1962 - segmento “Renzo e Luciana”)
• Dell'estate de Frenesia (1963)
• Mim compagni (1963)
• Casanova 70 (1965)
• Mim mariti do nostri (1966 - segmento do “marito di Olga IL”)
• L'armata Brancaleone (1966)
• A mulher com a pistola (1968)
• Toh, nonna do la do morta do è! (1969)
• Crociate do alle de Brancaleone (1970)
• Vogliamo mim colonnelli (1973)
• Bollito de Gran (1977)
• Miei de Amici (meu Amigo, 1975)
• Flautim de flautim borghese do Un (1977)
• Temporale Rosado (1979)
• D'albergo da câmera (1981)
• IL del marchese Grillo (1981)
• Atto II do miei de Amici (1982)
• Bertoldo, Bertoldino e Cacasenno (1984)
• Vite devido di Mattia Pascal do Le (1985)
• Femmina do sia do che de Speriamo (1986)
• Mim picari (1987)
• Oscuro masculino do IL (1990)
• Rossini! Rossini! (1991)
• Serpenti de Parenti (1992)
• Amici do fottutissimi de Cari (1994)
• Paradiso de Facciamo (1995)
• Sporchi de Panni (1999)
• Magico do amico do Un: maestros Nino Rota do IL (1999, documentável)
• Vem o piove do fuori do quando (2000, a minissérie da tevê)
• Le del cor-de-rosa deserto (as rosas do deserto, 2006)
• Mim della do ragazzi através de Paal, com Alberto Mondadori (1935)
• D'estate de Pioggia (1937)
• Casas do cerca de Totò (com Steno, 1949)
• Celebrità do la do diavolo do Al (1949, com Steno)
• Cani de Vita a Dinamarca (com Steno, 1950)
• Cavaliere do IL do arrivato de È! (com Steno, 1950)
• Ladri de Guardie e (com Steno, 1951)
• Totò e mim com referência aos di Roma (com Steno, 1952)
• Totò e le donne (Toto e mulheres, 1952, com Steno)
• Le infedeli, com Steno (1953)
• Proibito (1954)
• Ritmos do nostri do dei do eroe do Un (1955)
• Totò e Carolina (1955)
• Donatella (1956)
• Stregone do lo do medico e do IL (1957)
• Figli de Padri e (1957)
• Mim ignoti do soliti (grande coisa em Madonna Rua, 1958)
• A grande Guerra (1959)
• Risate di gioia (1960)
• Boccaccio '70 (1962 - segmento “Renzo e Luciana”)
• Mim compagni (organizador, 1963)
• Infedeltà de Alta (Infidelidade elevada, 1964, com Luciano Salce, Elio Petri e Franco Rossi)
• Casanova '70 (1965)
• Le destino (1966 -, com Mauro Bolognini, Antonio Pietrangeli e Luciano Salce)
• L'armata Brancaleone (para Amor e Ouro, 1966)
• A menina com a pistola (1968)
• All'italiana do capricho (capricho Estilo italiano, 1968, com Mauro Bolognini, Steno, Pino Zac, cais Paolo Pasolini e Franco Rossi)
• Toh, nonna do la do morta do è! (1969)
• Alle Crociate de Brancaleone (Brancaleone nas cruzadas, 1970)
• Le coppie (1971, com Alberto Sordi e Vittorio De Sica)
• Mortadella do La (1971)
• Vogliamo mim colonnelli (1973)
• Popolare de Romanzo (1974)
• Miei de Amici (1975)
• Caro Michele (1976)
• Signori dos Signore e, buonanotte (1976, com Luigi Comencini, Nanni Loy, Luigi Magni e Ettore Scola)
• Flautim de flautim borghese do Un (1977)
• Viva Italia! (1977, com Risi de Dino e Ettore Scola)
• Engodo Anita de Viaggio (1979)
• Temporale Rosado (1979)
• D'albergo da câmera (1981)
• IL del marchese Grillo (1981)
• Atto II do miei de Amici (1982)
• Bertoldo, Bertoldino e Cacasenno (1984)
• Vite devido di Mattia Pascal do Le (1985)
• Femmina do sia do che de Speriamo (1986)
• Mim picari (1987)
• Malato do marito do ingenua e IL do moglie do La (1989)
• registi 12 por o città 12 (1989, documentável. Segmento “Verona”)
• Oscuro masculino do IL (1990)
• Rossini! Rossini! (1991)
• Serpenti de Parenti (1992)
• Amici do fottutissimi de Cari (1994)
• Paradiso de Facciamo (1995)
• Esercizi di stile (1996 - edile de Idillio do segmento)
• Topi di appartamento (1997, curto)
• Sporchi de Panni (1999)
• Magico do amico do Un: maestros Nino Rota do IL (1999, documentável)
• Vem o piove do fuori do quando (2000, a minissérie da tevê)
• È do mondo do altro do Un possibile (2001, documentáveis)
• Dalla Palestina de Lettere (2002, documentáveis)
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